segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Moda x Arte


Não é de hoje que moda e artes plásticas se inspiram mutuamente. O diálogo entre elas mudou muito com o tempo, mas sempre existiu. Vocês vão ver que essa peças prestaram óbvias homenagens a grandes mestres da pintura, da gravura e da escultura nos últimos 75 anos. Achei esse artigo bem legal, vale a pena ler e entender como a moda é uma arte! =)

MONDRIAN + SAINT-LAURENT: Uma série de vestidos que Yves Saint-Laurent criou em 1965 com base nos quadros de Piet Mondrian (já fiz um post sobre eles aqui no blog, lembram?!). Estas peças fizeram sucesso absoluto, são a cara de uma época, nunca deixaram de encantar e têm lugar de garantido na história da moda.

MATISSE + SAINT-LAURENT: O estilista que mais prestou homenagens às artes plásticas certamente foi Yves Saint-Laurent. Estes vestidos são estampados com formas e coloridos típicos da obra de Henri Matisse. Os quadros La gerbe e L’escargot, ambos de 1953, estão aqui para provar.


VAN GOGH + SAINT-LAURENT: Os lírios e girassóis de Vincent Van Gogh, pintados no século 19, foram parar nestas jaquetas que Yves Saint-Laurent desenhou em 1988.

MONET + SAINT-LAURENT: Na mesma coleção, Yves Saint-Laurent bebeu do célebre lago de ninféias de Claude Monet.

POLIAKOFF + SAINT-LAURENT: Em 1965, Yves Saint-Laurent transformou em roupa sua admiração pela produção recente de Serge Poliakoff, como os quadros Composição abstrata (1960) e Composição verde, azul e vermelha (1965).

PICASSO + SAINT-LAURENT: Pablo Picasso pintou diversos arlequins ao longo da carreira, que depois inspiraram Yves Saint-Laurent a criar várias peças de destaque em suas coleções.

WESSELMANN + SAINT-LAURENT: As silhuetas básicas e coloridas de Tom Wesselmann deram origem a vestidos ainda mais pop assinados por Yves Saint-Laurent.


BRAQUE + SAINT-LAURENT: Foram muitas as vezes em que Yves Saint-Laurent se rendeu aos pássaros coloridos e instrumentos cubistas de Georges Braque.

ROTHKO + GALLIANO: Por ocasião dos 60 anos da Dior, em 2007, John Galliano criou uma coleção inteira baseada em seus pintores favoritos. Este vestido, por exemplo, remete ao quadro White center, de Mark Rothko, pintado em 1950.

MONET + GALLIANO: Da mesma coleção, saiu este vestido com as cores da tela Vétheuil (1901), de Claude Monet.

DEGAS + GALLIANO: Os tons e texturas que estavam na saia de uma dasBailarinas na coxia, de Edgard Degas, pularam para o busto e os ombros da modelo de John Galliano em 2007.

MONET + KRIEMLER: As pinceladas fluidas das telas impressionistas de Claude Monet voltaram às passarelas em 2009, na coleção criada por Albert Kriemler para a grife Akris.

DALÍ + SCHIAPARELLI: Em 1936, Salvador Dalí criou seu Telefone-lagosta. No ano seguinte, Elsa Schiaparelli estampou em um vestido branco um desenho do mesmo crustáceo, também assinado por Dalí.

DALÍ + SCHIAPARELLI: Assim que Salvador Dalí mostrou ao mundo sua Vênus de Milo com gavetas, em 1936, Elsa Schiaparelli lançou seu casaco-mesa, que fazia um paralelo com a escultura surrealista, só que com bolsos e botões.

WARHOL + UNGARO: Nos anos 90, Emanuel Ungaro criou para a Parallèle sua releitura das flores em cores saturadas de Andy Warhol.

WARHOL + CAMPBELL’S: Nos anos 60, Andy Warhol transformou em arte os rótulos das sopas Campbell’s. E a marca de comida enlatada aproveitou o burburinho para transformar a arte pop de Warhol em roupa. O vestido era 80% celulose e 20% algodão, não podendo ser lavado nem passado. Hoje é item de colecionador.

WARHOL + HOYLE: Em 2008, a onipresente Marilyn Monroe de Andy Warhol se revelou por entre as dobras de um vestido plissado de Hannah Hoyle.

LICHTENSTEIN + SIMPSON: Em 1965, Lee Rudd Simpson criou este vestido com desenho de Roy Lichtenstein, cuja obra contém várias versões pop art do pôr-do-sol.

HARING + CASTELBAJAC: O próprio Keith Haring costumava desenhar suas formas humanas características em jaquetas e calças, criando roupas que hoje valem como obras de arte. Mas a peça acima é de 2002, assinada por Jean-Charles Castelbajac.

MAGRITTE + CASTELBAJAC: O mesmo Jean-Charles Castelbajac emulou a famosa caligrafia de René Magritte neste robe que traz a frase “Je suis toute nue en dessous” (algo como “Não estou usando nada por baixo”). Como não lembrar da ironia histórica da tela La Trahison des images (Ceci n’est pas une pipe), feita por Magritte em 1929?!

ESCHER + MCQUEEN: As ilusões inquietantes de M. C. Escher tornaram-se alta costura em 2009, pelas mãos de Alexander McQueen. O estilista desfilou vestidos geniais, cujas estampas mostravam uma típica (e falsificadíssima) padronagem da Givenchy se transformar nos pássaros transmorfos do desenhista holandês.

Cozinha criativa

Meninas, achei o máximoooo esses acessórios para cozinha! Quero todos!
Eu adoro cozinhar, mas as vezes dá uma preguiçinha de cortar as coisas, ou juntar os farelos...hehehe! E vocês, o que acharam?!












sábado, 29 de outubro de 2011

Clutch

A bolsinha clutch é acessório it do momento. A variedade de cores, tamanhos e materiais encontrados por aí são um convite quase irrecusável para usar as clutches sem medo: elas deixam qualquer look chiquérrimo! Só tem um problema: como ela é pequena, não cabe quase nada! hehehe! E aí meninas, gostaram?




Batom Roxo

Meninas, vocês lembram da tendência do batom roxo? Apesar de estar demorando a chegar aqui no Brasil, as fashionistas do mundo todo já estão abusando dele, principalmente a atriz Camilla Belle. Eu acho lindo, mas cadê a coragem? hehe!








Algumas sugestões para comprar: 




1 – Violetta – MAC
2 - Airborne Unicorn – Lime Crime
3 – Roxo Neon Matte – Koloss
4 – Lavander Fashion Mews – MAC
5 – Excite – B side
6 – Nº 56 – Marchetti
7 – Purple Hit – Arezzo
8 – Lavander Whip – MAC


sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Faça seu sapato com Glitter


A tendência não é a maior das novidades (já que sempre encontramos nas lojas algum sapatinho com brilho), mas a grande diferença é que agora o famoso sapato com Glitter não se restringe apenas aos tons de prata e dourado. Dá pra encontrar modelos em azul cobalto, lilás, furta cor, preto… Eu acho lindo (apesar de não ser muito fã de brilho), e dá um up em qualquer look básico (lembra da moda Hi-Lo?!).

Se você é como eu e adora ter um modelo exclusivo, aí vai a receitinha de como fazer o seu sapato com Glitter:

O que você vai precisar:

1 Sapato

♥ Glitter da cor que você preferir

Cola (para sapato de couro usar cola para biju, e para sapatos de camurça e tecido, usar cola para tecido)


Como fazer:
♥ Escolha um lugar confortável e coloque uma proteção embaixo. O Glitter gruda em TUDO, por isso é importante você usar algum papel para proteger a superfície onde vai trabalhar.


Passe uma camada fina de cola em uma parte do sapato (é importante não deixar "empastado" para a cola não escorrer), e espalhe com um pincel. A medida em que você passar a cola vá salpicando o Glitter. Não faça tudo de uma vez, vá aos poucos.

Deixe secar antes de fazer o outro lado. O ideal é ficar pelo menos 24h sem mexer. Se for preciso, passe mais uma camada e obedeça a mesma regra descrita acima.

Para finalizar, passe spray de cabelo por cima de onde você colou o Glitter, para maior fixação. Proteja a sola do sapato antes de passar para você não ficar com o pé grudando.

 

Outros modelitos para vocês se inspirarem: